Viaje pelo cooperativismo brasileiro

A Cooperativa

O café sempre foi um dos principais produtos da agricultura brasileira. O país é responsável por cerca de um terço da produção mundial desse grão. Em 2010, foram plantados 2 milhões 160 mil hectares, sendo aproximadamente 80% somente na região sudeste do país. Integrando a rede produtiva dessa região, na divisa do estado de São Paulo com Minas Gerais, localiza-se a Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas (COCAPEC), na importante região cafeeira, denominada Alta Mogiana, reconhecida mundialmente pela produção de cafés finos.

Em 1985, quando foi fundada, a cooperativa tinha cerca de 300 associados. Atualmente, possui mais de 2 mil cooperados, distribuídos em 25 municípios. Com uma ampla estrutura de funcionamento para atender à demanda dos cooperados, a Cocapec possui a matriz localizada em Franca, além de cinco núcleos instalados estrategicamente nos municípios de Pedregulho e Cristais Paulista, no estado de São Paulo, e Capetinga, Claraval e Ibiraci, em Minas Gerias.

A cooperativa possui capacidade total para armazenar mais de 1 milhão de sacas e para industrializar 100 toneladas de café por mês. A Cocapec realiza ações de responsabilidade social, como o Projeto Escola no Campo, que busca conscientizar os alunos das redes estadual e municipal de ensino para a  preservação do meio ambiente, visando à conservação dos recursos naturais.

Outra ação realizada pela Cocapec é o Simpósio do Agronegócio Café da Alta Mogiana (Simcafé), que tem como objetivo principal capacitar e despertar, no empresário rural, o interesse por informações ligadas aos processos de gestão de seu negócio, para que, posteriormente, esses processos sejam desenvolvidos e implantados em suas propriedades.

 Cocapec