Viaje pelo cooperativismo brasileiro

A Cooperativa

No norte do país localiza-se o estado do Pará. Em sua capital, Belém, um dos principais centros urbanos da região, artesãos criaram a Cooperativa de Artesãos do Pará–Amazônia, a Cooarpam.

 

Aproveitando a diversidade de matéria prima disponível na região, esses profissionais utilizam madeiras, sementes, escamas de peixes, couros, fibras e material reaproveitado, para criar peças que são comercializadas em feiras e shopping centers da cidade.

 

Para apoiar a produção e geração de renda para os artesãos, a Coarpam realiza parcerias voltadas à comercialização dos produtos, à aplicação de novas técnicas de trabalho e à criação de design de peças. Fundada em 2011, a Cooarpam é composta por 24 artesãos com experiência na utilização dos recursos naturais obtidos na região amazônica.

 

As peças produzidas pela cooperativa são bastante variadas e incluem bolsas de juta e couro, camisas regionais, brincos, pulseiras e colares de sementes, madeira, fibras, madre-pérolas, porta joias, sabonetes, velas perfumadas, sandálias em couro, cerâmica e os clássicos cheiros do Pará: priprioca, patchouli e pau d’angola.

 

Os trabalhos mesclam técnicas tradicionais com outras mais modernas, como o reaproveitamento de matéria prima ou a reciclagem de resíduos urbanos.

 

 Cooarpam